15 de junho de 2008

Testemunholatria

Por Carlos Bregantim

O testemunho pessoal sempre foi um item relevante na caminhada de um cristão. O testemunho natural, aquele que acontece no cotidiano. O caminhar de um cristão pela vida necessariamente gera fatos que se tornam relevantes e aí está um testemunho. Sim, neste caminhar na vida, em alguns momentos podem acontecer fatos mais extraordinários que poderiam ser chamados até de milagres. Estes fatos, dependendo da importância que têm para cada uma das pessoas que os vive, acabam sendo relatados, ou, por si só, isto é, o fato, aparece sem que seja necessário que se fale dele.

Na verdade os melhores testemunhos são aqueles que aparecem naturalmente. Fatos que acompanham a vida de um cristão. Presença, palavra, atos, gestos que em sendo o normal de um cristão, ganham visibilidade e se tornam incentivos aos que vêem, em viver do mesmo modo e influenciarem seus contextos de vida. O tal testemunho de vida é algo na verdade muito bem-vindo e deve fazer parte do caminhar de um ser humano visitado pela graça de Deus, e por isto entende que deve viver servindo ao mundo e a Deus. Este ser humano pode ser chamado de cristão, pois, cristão é um ser humano que, por ter se encontrado com Cristo, se olha e olha o mundo com lentes graciosas.

Este tipo de testemunho era o que se via nos primeiros dias da chamada "igreja primitiva". Sim, algumas dessas testemunhas, por darem um testemunho que confrontava o sistema injusto, opressor, imoral, antiético, anti-vida que os circundavam, perderam a própria vida. Tais testemunhas davam testemunhos não sobre si mesmos e o quanto tinham recebido, enriquecido, livrado, curado, não; estes testemunhavam a respeito da FÉ que tinham abraçado e que lhes tinha abertos os olhos para enxergar o que de fato precisava ser enxergado.

A Fé que eles abraçaram abriu-lhes os olhos para ver a miséria, a pobreza, a injustiça, o desamor, os pré-conceitos, os males gerados por uma consciência deformada. Insisto, estes testemunhas e testemunhos estão em falta hoje, pois hoje, o que temos é a TESTEMUNHOLATRIA.

Chega ser insuportável ouvir o que no meu entender se tornou uma doença ou pior, uma ferramenta, um instrumento de negócio neste mercado da fé. São os "ex" que vomitam as suas histórias, mazelas, experiências. Num mundo injusto e pobre, o que mais se ouve, são os que quebraram, faliram, mas, como que em passes de mágica puderam ver aparecer em suas contas bancárias valores que sabe Deus de onde vieram.

Testemunhos na sua maioria de gente egoísta, cujos testemunhos só relatam o que ganharam para si. Em geral são testemunhos egocêntricos sem nenhum sinal de solidariedade para com os outros, os próximos. Testemunhos que diminuem e desconsideram os outros, que buscavam a mesma benção, a mesma vaga, a mesma posição, o mesmo lugar ao sol.

Testemunho que traz todo holofote para o próprio testemunho ou à instituição religiosa à qual pertence. Testemunho que engrandece o atendido, aquele que orou, o lugar onde aconteceu, o ambiente, o culto, e por aí vai. Sem falar que certos testemunhos na verdade tocam na dignidade de pessoas simples e sinceras que parecem ser obrigadas a testemunhar e são constrangidas a fazê-lo. Sem falar nas denúncias de pessoas que são contratadas para testemunhar.

Gostaria de ver além de gente testemunhando pra valer na vida fora dos holofotes, gente que tivesse a coragem de testemunhar a respeito da tal BENÇÃO QUE NÃO VEIO, da oração que não foi atendida segundo o que foi pedido, do enfermo que acabou morrendo, da vaga que não foi conquistada, da posição que não foi atingida, do dia mal, das noites solitárias, das madrugadas insones. Gostaria de ouvir testemunhos destes que apesar de tudo diriam como Habacuque: Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

Chega de TESTEMUNHOLATRIA!

A vida não é como se ouve nestes testemunhos. A vida é mais que testemunhos. A vida é melhor que os testemunhos. A vida tem seus sabores, suas dores, ganhos e perdas, mas, é neste palco que a vida de fato acontece. Os testemunhos de palco servem mais àqueles que desejam fugir da vida. É no chão da vida que a vida acontece pra valer e é ali que o Eterno se manifesta o tempo todo. Bem-aventurados os que vivem a vida no lugar onde a vida está acontecendo. Bem-aventurados os que percebem e desfrutam da presença do Eterno no lugar onde a vida está acontecendo.

Graça, paz & bem.

Com carinho e responsabilidade.

Carlos Bregantim

0 comentários:

 
Powered by Blogger | Printable Coupons