27 de junho de 2007

Um texto aos do Caminho... Leia!

----- Original Message -----
From:
Vitor Q
To:
Marcelo ; caminho-campinas@googlegroups.com
Sent: Tuesday, June 26, 2007 4:21 PM
Subject: Caminho em Campinas para Marcelo Quintela

Marcelo, Graça e Paz

Tudo bem?

Estou escrevendo para vc para saber alguns detalhes práticos.

Com a saída do Carlos, o pessoal ficou meio confuso, sem direção, pois para muitos pareceu muito súbito.

Nos reunimos na última sexta, para tomar uma decisões mais práticas, como saber se todos queriam continuar com a estação, onde seriam as reuniões e etc. Todos concordaram em continuar

Mas nem só de decisões praticas vive o caminho (rsrsrsrs), então queríamos saber, se vc tem planos para vir conversar conosco, uma vez que estamos temporariamente sem a figura do mentor.

Enfim, acho q basicamente é isso.

Aguardamos sua resposta

Em Cristo

Vitor



___________



Vítor e amigos amados de CAMPINAS: Toda paz!

Acabei de voltar da cidade. No meio do turbilhão de coisas para fazer, eu e o Carlos conseguimos nos encontrar, graças a Deus.

Conversamos bastante. Admiro muito o Carlos - que passou a vida ganhando gente pra Jesus, e nunca foi "evangélico" na alma!

Concordo com vocês que tudo pareceu muito súbito.
Para mim também o foi.
Todavia, aprendam o seguinte já: É melhor assim!
Sim, é melhor o "surto" sincero do que a acomodação insatisfeita àquilo que não se parece com você ou você com aquilo.
Sim, é melhor e sempre será, um mentor que não quer do que um mentor que segue sem querer, titubeante.

Dou graças ao Pai pela vida do Carlos, que está no Caminho e é do Caminho, mas na hora que viu que se dá melhor como jogador do que como treinador, saiu da frente pra outro chegar! O Caminho não tem a figura do "pastorzão" evangélico - que obrigatoriamente deve comportar um pacote de dons, desde habilidades administrativo-funcionais até o cuidado pastoral do rebanho, passando pela "unção" para pregar, escrever, exorcizar, discipular, evangelizar, etc... Quem evoca para si ofícios para os quais não possue dons, chamou desgraça! O cara nem vai e nem deixa ir! Nem chuta pro gol e nem passa a bola, e outros exemplos mais... rs!

O Carlos tem suas razões e motivações. Dele só. E não dizem respeito a ninguém, pois de todos, ele me falou com grande carinho. São intricamentos pessoais. Ele é de Deus, e do Caminho, e Deus cuida dele e cuida de nós. E estamos todos juntos... Amém!

Bom... mas essas são questões "filosóficas" e sei que não é o caso agora.

Então, Vitor, vou falar claramente o q penso de Campinas, e generalizar pra todo lugar para q todos aprendam acerca de tais "praticidades". Suportem-me, portanto, pois não falarei de ninguém, privilegiado pela paz de nada saber acerca de ninguém em especial; então é para todos:

1) Meu coração se consola de vocês terem decidido continuar juntos. Se vocês querem continuar, eu quero vos servir nessa possibilidade! Tô inteiro nesse negócio e não tem mais volta. Confio no Evangelho conforme o Caio prega, e não é de hoje! Tô tranqüilo, tranqüilo pelas veredas do "Caminho", porque estou convicto que, em nossos dias, nenhuma proposta histórica se parece tanto com aquilo que sempre desejamos.

2) Todavia, vocês querem continuar o quê? Tá todo mundo nessa tranqüilidade também?
Todos já estão descansados de terem feito da Estação um pouso?
Mas então o que vocês querem continuar? Querem continuar só... Pousando? Querem continuar a ter encontros desencontrados de uns poucos irmãos descompromissados? Querem continuar o quê? Porque de minha parte só há uma alternativa do Evangelho para vocês, que primeiramente creram e descansaram: Formar um núcleo sólido de compromisso com a manutenção de uma Estação, onde OS OUTROS (cansados) possam ir e vir. Mas como a Estação será lugar de passagem na vida de tantos aflitos, se os "funcionários" da Estação não estão na zona de embarque?
A única alternativa que nos resta é o SERVIÇO devotado ao próximo. ESTAÇÕES EM-SI-MESMADAS PERECERÃO!
E nós? Ora, nós já nos alimentamos do site, da leitura sem véu das Escrituras, do muito que lemos e pouco sabemos, dos DVDs, CDs, vídeos, emails, etc... Nós já vimos q é bom! Outros devem ser beneficiados então. Assim, nós que somos livres para não ir, iremos! Nós, que agora somos livres para não contribuir, já podemos contribuir generosamente! Nós, que estamos livres do compromisso férreo, cobrado pelo pessoal que faz chamada de presença no culto, já podemos nos fazer presentes pela própria consciência dessa importância numa estação pequena! Nós, que já deixamos o matrimônio adoecido com a "igreja", podemos parar de flertar com a possibilidade do Caminho, e sem namoricos e ficadas eventuais, casar com a Estação, fazer filhos na Estação, trabalhar por ela, cuidar dela e dedicar-lhe nossa paixão! (Sei que vocês sabem que não estou falando de um Lugar, mas de um Lugar-Encontro! Quando uma criança nasce, o quarto não é o principal - o importante é a criança, entretanto uns arrumam o berço, enquanto outros trocam as fraldas sujas). E esse é só meu jeito de falar algo do que o pastor Caio pregou insistentemente nos dias do encontro em Brasília.

Foi para montar um grupo base, um núcleo de sustento da Mensagem, da reunião e da mutualidade q eu estive aí nas vezes em que estive!
Não convidamos ninguém pra nada pronto! Estava tudo por fazer, não é?

No começo, vos tratei como aos da sinagoga que foram dispersos pelos próprios irmãos ou pelo baixo teto da experiência de uma vida escoladominicalizada. Em seguida, alguns se apresentaram para servir, com dons, $ e presença oportuna sempre. A esses mesmos, peço agora que sejam como "timóteos, titos, priscilas e áquilas" aí... e sirvam em amor a todos!

3) Digo isso, para dizer o seguinte então: O Caminho só quer, quem o quer! E quem quer, queira mesmo! Pra valer! O Caminho não vai ser amante de ninguém, pra curtir quando dá. O Caminho é a "oficial", a "titular"! Não vai ser a alternativa gostosinha de quem, de vez em quando, quer dar uma pulada da cerca do casório opressor com o casulo religioso! Vamos deixar isso para quem está em etapas mais iniciais e infantis dessa jornada toda, tá bom?
Amigos, estou me fazendo entender? Queria vos falar olho no olho, mas pena que não podemos esperar!
Em resumo, quem está bem na sua igreja, fica lá onde está e lá dedique-se ao Evangelho, conforme puder. O Caminho é pra quem não tem mais caminho nenhum a fazer! Vocês já sabem disso.

4) Sendo assim, não se preocupem agora com a "vaga" da mentoria! Mentorem-se mutuamente! Treinem a submissão uns aos outros! Treinem a reverência a quem não se chama reverendo! Treinem dar importância a irmãos e não a mentores. Treinem levar a carga uns dos outros. Quem tem competência para administrar encontros e propor reuniões, que as proponham. E os demais, humildemente, facilitem o trabalho do proponente, até que a gente se encontre de novo daqui a três ou quatro semanas. Não acredito que pessoas conscientes da Graça que nos uniu não consigam se reunir para orar e edificarem-se mutualmente... Sei que ninguém vai devorar ninguém, e nem desprezar quem quer que seja em tempo algum. Confio em vocês, e amo lembrar que vi em vossos olhares uma vontade doida de que uma estação se estabelecesse em Campinas. Isso é o que importa. O resto é estratégico, e a gente vê junto depois: melhor lugar, melhor dia, melhor horário, etc... Ninguém vai desviar da fé nesse período e nem desistir, senão daquilo do qual já desistiu em si próprio primeiro.

5) Quem dentre vocês tiver um escritório mais central na cidade, um espacinho mais perto de todos, se manifestem então para fazer as próximas reuniões. Não reuniões de decisões, mas reuniões em torno da Palavra a priori.

Então, penso q deu pra perceber que tenho mais do que "planos para vir conversar" com vocês, meus irmãos. Na verdade, sinto-me responsável por vocês, como grupo e comunidade de Fé. Desculpe a distância que parece maior do que a distância geográfica. De fato, tenho feito assim: em todo lugar que o Caminho tem nascido, depois de um tempo para o desmame, entrego o bebê nas mãos de quem pode cuidar - para me devotar a outras demandas em todos lugares onde a Semente está vingando, onde há outros irmãos que possuem o mesmo DNA da Graça, o germe da conversão ao Evangelho e o espírito da Doce Revolução estão pedindo ajuda, seja para semear, seja para regar enquanto Deus dá o crescimento. Sim, porque eu mesmo não gerei ninguém e nem tive as dores de parto! Sou só um parteiro! rs...

Todavia, não dá pra fazer tudo, e ainda somos muito poucos os trabalhadores dessa seara! A gente trabalha de tanto que a Graça nos descansou em nós mesmos! E quem ainda não encontrou o descanso por fé nessa Graça, sirva-se do Caminho! Contudo, quem já recebeu algo, sirva o Caminho, e compartilhe com quem nada tem! É melhor dar que receber, porque quem dá, tem!

Depois dessa "viagem", quero falar só o seguinte:

Se quem podia cuidar, agora entretanto, não pode mais; não tem problema! Ninguém vai ficar orfão por causa disso! Vai dar tudo certo em nome de Jesus! Ânimo no espírito, seriedade com tudo, aliançamentos des-amedrontados; e muita paciência com o próximo só nos farão bem!!!

Em um mês estarei aí... Queria ver vocês sexta e sábado, ou sábado e domingo. Vocês decidem, depois de pensar em tudo.

Um beijão em todo mundo!

Na mesma Graça,


Marcelo


0 comentários:

 
Powered by Blogger | Printable Coupons